INSTITUCIONAL

A Diocese de Teófilo Otoni (Dioecesis Otonipolitanus), é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil.

Pertence à Província eclesiástica de Diamantina e é vinculada ao Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A Sé episcopal está na catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a diocese é presidida por Dom Aloísio Jorge Pena Vitral.

Criada a partir do desmembramento da diocese de Araçuaí em 27 de novembro de 1960 através da Bula “SicutVirents” pelo Papa João XXIII, a diocese de Teófilo Otoni cedeu parte de seu território em 28 de março de 1981 para a criação da diocese de Almenara.

Os bispos que presidiram a dioceses foram:

1 -Quirino Adolfo Schmitz, OFM (22 de dezembro de 1960 – 3 de agosto de 1985).

2 - Fernando Antônio Figueiredo, OFM (3 de agosto de 1985 – 15 de março de 1989), nomeado bispo de Santo Amaro SP.

3 - Waldemar Chaves de Araújo (18 de novembro de 1989 – 26 de junho de 1996), nomeado bispo de São João del-Rei MG.

4 - Diogo Reesink, OFM (25 de março de 1998 – 25 de novembro de 2009). Bispo Emerito da Diocese de Téofilo Otoni - MG

5 - Aloísio Jorge Pena Vitral (25 de novembro de 2009 – 20 de setembro de 2017), nomeado bispo da Diocese de Sete Lagoas - MG