Diocese de Teófilo Otoni
INSTITUCIONAL

A Diocese de Teófilo Otoni (Dioecesis Otonipolitanus), é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil.

Pertence à Província eclesiástica de Diamantina e é vinculada ao Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A Sé episcopal está na catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a diocese é presidida por Dom Aloísio Jorge Pena Vitral.

Criada a partir do desmembramento da diocese de Araçuaí em 27 de novembro de 1960 através da Bula “SicutVirents” pelo Papa João XXIII, a diocese de Teófilo Otoni cedeu parte de seu território em 28 de março de 1981 para a criação da diocese de Almenara.

 

Os bispos que presidiram a dioceses foram:

1 -Quirino Adolfo Schmitz, OFM (22 de dezembro de 1960 – 3 de agosto de 1985).


2 - Fernando Antônio Figueiredo, OFM (3 de agosto de 1985 – 15 de março de 1989), nomeado bispo de Santo Amaro SP.


3 - Waldemar Chaves de Araújo (18 de novembro de 1989 – 26 de junho de 1996), nomeado bispo de São João del-Rei MG.


4 - Diogo Reesink, OFM (25 de março de 1998 – 25 de novembro de 2009). Bispo Emerito da Diocese de Téofilo Otoni - MG


5 - Aloísio Jorge Pena Vitral (25 de novembro de 2009 – 20 de setembro de 2017), nomeado bispo da Diocese de Sete Lagoas - MG

PALAVRA DO PAPA

 

"Nunca, nunca, nunca insultar os outros, os pais. Nunca insultar o pai, a mãe. Nunca. Tomem esta decisão interior. A partir de hoje nunca insultarei o pai ou a mãe de quem quer que seja. Nos deram a vida. Nunca insultá-los”,

PAPA FRANCISCO

PALAVRA DO BISPO

Sé vacante ou Sede vacante (do latim Trono vazio), no direito canônico da Igreja Católica Romana, corresponde ao período em que a Sé episcopal de uma Igreja particular está sem ocupante.[1] Isto significa que para uma diocese, o bispo diocesano faleceu, renunciou, foi transferido ou perdeu seu ofício. Caso haja um bispo coadjutor, com direito a sucessão, na diocese este é imediatamente conduzido ao governo da Sé episcopal e esta não fica vacante.

 

PADRE AURILDES - Administrador Diocesano