PASTORAL DA SOBRIEDADE: ENCONTRO PROVINCIAL

Diocese de Teófilo Otoni acolhe encontro da província eclesiástica de Diamantina

Por: Erlaura - coordenadora da pastoral da sobriedade da diocese de Teófilo Otoni

Aconteceu nos dias 08 e 09 de setembro o encontro provincial da PROVINCIA DE DIAMANTINA (a saber: Dioceses de Diamantina, Araçuaí, Almenara Teófilo Otoni e Guanhães). O encontro iniciou se com a celebração da santa missa presidida pelo padre Pierro Tibalde coordenador das pastorais sócias da diocese de Teófilo Otoni e pelo padre Núbio Zini coordenador diocesano de pastorais e assessor da Pastoral da Sobriedade no regional leste 2.

Após a missa o Padre Núbio fez a abertura do Encontro acolhendo a todos e refletindo sobre Carta Encíclica do Papa Francisco “Louvado Sejas” sobre o cuidado da casa comum. Padre Núbio frisou que a Bíblia nos ensina:  “quando a justiça deixar de habitar a terra, toda a vida estará vulnerável”.

Na parte da tarde do dia 08, aconteceu o estudo do documento 105 da CNBB. Terezinha da Arquidiocese de Diamantina assessorou este momento. Falou sobre a identidade e a dignidade da vocação laical. Falou também da Ação Transformadora nos areópagos modernos e deixou nos luzes para a atuação do laicato na Igreja e na Sociedade.

Ainda na parte da tarde do dia 08 várias pessoas deram seus depoimentos dos grupos de autoajuda da Pastoral da Sobriedade em seus lugares de atuação. Encerrando este momento, a Dade (que a coordenadora da Diocese de Diamantina) orientou que a Pastoral da Sobriedade não é somente a dependência do álcool e da droga, mas de outras dependências também.

Iniciando as atividades domingo dia 09 aconteceu a caminhada até a Lagoa do Bairro Marajoara em Teófilo Otoni. Reza do Terço da Sobriedade.

Na parte final e no encerrando das atividades do encontro foi entregue para os participantes o plano de ação de cada grupo de autoajuda. Em seguida aconteceu o Planejamento para 2019. Foi apresentada a programação e definido que o próximo encontro será em Diamantina, nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2019.

SOBRIEDADE E PAZ! SÓ POR HOJE GRAÇAS A DEUS.

Publicado em: 11/09/2018