(33) 3536-3724
comunicacao@diocesedeteofilootoni.com.br
PASTORAL DA SOBRIEDADE: ENCONTRO PROVINCIAL
Diocese de Teófilo Otoni acolhe encontro da província eclesiástica de Diamantina
Por: Erlaura - coordenadora da pastoral da sobriedade da diocese de Teófilo Otoni
Aconteceu nos dias 08 e 09 de setembro o encontro provincial da PROVINCIA DE DIAMANTINA (a saber: Dioceses de Diamantina, Araçuaí, Almenara Teófilo Otoni e Guanhães). O encontro iniciou se com a celebração da santa missa presidida pelo padre Pierro Tibalde coordenador das pastorais sócias da diocese de Teófilo Otoni e pelo padre Núbio Zini coordenador diocesano de pastorais e assessor da Pastoral da Sobriedade no regional leste 2.
Após a missa o Padre Núbio fez a abertura do Encontro acolhendo a todos e refletindo sobre Carta Encíclica do Papa Francisco “Louvado Sejas” sobre o cuidado da casa comum. Padre Núbio frisou que a Bíblia nos ensina: “quando a justiça deixar de habitar a terra, toda a vida estará vulnerável”.
Na parte da tarde do dia 08, aconteceu o estudo do documento 105 da CNBB. Terezinha da Arquidiocese de Diamantina assessorou este momento. Falou sobre a identidade e a dignidade da vocação laical. Falou também da Ação Transformadora nos areópagos modernos e deixou nos luzes para a atuação do laicato na Igreja e na Sociedade.
Ainda na parte da tarde do dia 08 várias pessoas deram seus depoimentos dos grupos de autoajuda da Pastoral da Sobriedade em seus lugares de atuação. Encerrando este momento, a Dade (que a coordenadora da Diocese de Diamantina) orientou que a Pastoral da Sobriedade não é somente a dependência do álcool e da droga, mas de outras dependências também.
Iniciando as atividades domingo dia 09 aconteceu a caminhada até a Lagoa do Bairro Marajoara em Teófilo Otoni. Reza do Terço da Sobriedade.
Na parte final e no encerrando das atividades do encontro foi entregue para os participantes o plano de ação de cada grupo de autoajuda. Em seguida aconteceu o Planejamento para 2019. Foi apresentada a programação e definido que o próximo encontro será em Diamantina, nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2019.
SOBRIEDADE E PAZ! SÓ POR HOJE GRAÇAS A DEUS.
Publicado em: 11/09/2018
PALAVRA DO PAPA
"Nunca, nunca, nunca insultar os outros, os pais. Nunca insultar o pai, a mãe. Nunca. Tomem esta decisão interior. A partir de hoje nunca insultarei o pai ou a mãe de quem quer que seja. Nos deram a vida. Nunca insultá-los”,
PAPA FRANCISCO
PALAVRA DO BISPO
Sé vacante ou Sede vacante (do latim Trono vazio), no direito canônico da Igreja Católica Romana, corresponde ao período em que a Sé episcopal de uma Igreja particular está sem ocupante.[1] Isto significa que para uma diocese, o bispo diocesano faleceu, renunciou, foi transferido ou perdeu seu ofício. Caso haja um bispo coadjutor, com direito a sucessão, na diocese este é imediatamente conduzido ao governo da Sé episcopal e esta não fica vacante.
PADRE AURILDES - Administrador Diocesano