Santa Cruz- Ataléia

Telefone: (33) 3526-1294/98718-4951

ERIGIDA: 14.12.1949

Histórico da Paróquia

O primeiro morador do povoado de Santa Cruz do Norte, hoje Ataléia, foi o Senhor Vicente Pedroso dos Santos, que vindo do córrego São Pedro (município de Teófilo Otoni), chegou com sua família em janeiro de 1928, onde fica localizada a cidade, as primeiras derrubadas e a construção de sua habitação. Dois anos depois, vieram os seus irmãos José Juscelino e Altino Pedroso, que o ajudaram no desbravamento.

A primeira missa foi celebrada no povoado no mesmo ano de 1928, por Frei Gaspar de Modica, então Vigário de Itambacuri, tendo sido quem deu a denominação ao lugar de “Santa Cruz do Norte”, elegendo como seu padroeiro o Senhor Bom Jesus da Lapa.

Nessa ocasião o Sr. Vicente Pedroso dos Santos doou a área de três alqueires de terra, para a instalação do comércio e construção da Igreja. O povoado de Santa Cruz do Norte deve o seu desenvolvimento às lavras de garimpo espalhadas nas suas adjacências, num primitivo abarracamento de garimpeiros, cujos vestígios ainda hoje se vê.

Histórico de Ataléia

Um município brasileiro do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país, na divisa com o Espírito Santo, protegida por altas montanhas, às margens do rio NorteSua população estimada em 2017 era de 13.762 habitantes.