Santo Antônio - Teófilo Otoni

Telefone: 3521-1867 / 98806-6956

ERIGIDA: 01.JAN.1967

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO

No dia 01 de janeiro de 1967, após convocação oficial reuniram o conselho presbiteral, sob a presidência do bispo diocesano Dom Quirino Adolfo Schimitz, para decidir a criação de uma nova paróquia que seria desmembrada da paróquia Imaculada Conceição. A nova paróquia teria como comunidades, as comunidades rurais de Bias Fortes, Pedro Versiani, Santa Maria, Homero Barbosa, Itamonheque, turma 36 e Poton. Após estudo e apreciação, com a aprovação unânime dos presentes, conforme o decreto de Criação a paroquia recebeu como padroeiro Santo Antônio.

Começa então uma novo história e caminhada pastoral. E como foi esta história? Segundo relatos tudo começou ainda na Igreja Antiga com os padres Franciscanos. Mais tarde veio o padre Luciano Tardetti que assumiu a paroquia. Com a chagada do padre Luciano sentiu se a necessidade da construção de um novo prédio, pois o antigo já não comportava as pessoas. Era pequeno para tantos, e principalmente nas festividades paroquiais. Padre Luciano abraçou a grande tarefa de construir uma nova Igreja mais ampla e que possibilitara a acomodação dos fiéis. Com muito dinamismo levou adiante a organização pastoral, servindo ao povo de Deus que ali si acercava. Segundo informações históricas padre Luciano plantou sementes maravilhosas que dão frutos até os dias atuais. Estes frutos são de amor, ternura e persistências. Muito si aprendeu com seu jeito simples de ser. Padre Luciano Tardetti retornou para a Itália sua pátria.

Nestes 50 anos de história muitos sacerdotes trabalharam na paroquia. Entre eles vamos recordar

1967\83 Luciano Tarditti

1983\84, Domingos Burzius.

1984\86, Anderci Ferraz

1986\ 87 Nicolas Giovani Flori

1987\88 José Carlos Mattos,

1988\91 Almir franco Palheta

1993\96 Acácio Gonçalves dos Santos,

1996\2001 Elizeu Hilário,

2002\04  Joel Ferreira da Silva.

De 2004 aos dias atuais padre Geraldo Divino dos Santos

A História da Paroquia continua sendo escrita com vidas doadas. São muitos sacerdotes, leigos, crianças, jovens e idosos. São muitas pessoas de várias pastorais e movimentos. Gente de longe e de perto.

Criada aos 27 do mês de janeiro do ano de 1967, a Paróquia Santo Antônio comemora o seu Jubileu de Ouro ao longo do desde ano 2017 com a celebração da Santa Missa todo o dia 13 de cada mês. A liturgia deste dia fica sob de responsabilidade de uma comunidade rural. A imagem do padroeiro passa todo o mês visitando aquela comunidade.

Todas as atividades realizadas neste ano estão voltadas para os 50 anos de fé e evangelização.

Fonte: Revista Conexão. edição 02, 2017.

Praça da Matriz s/nº - Vila São João

Tel.:(33) 3521-1867 – Teófilo Otoni – MG