São Benedito - Teófilo Otoni

SECRETÁRIA: Silvânia Paula Amaral da Silva

Telefone: (33) 3521-3890 / 99919-6183

ERIGIDA: 01.JUN.1987

Com a expansão da cidade para a Zona Sul, e o surgimento de grandes novos bairros nesta região, a Paróquia São Benedito, desmembrada da Paróquia Catedral da Imaculada Conceição, foi criada e erigida canonicamente em 1º de junho de 1987, quando foi nomeado o seu primeiro pároco, o Pe. Amaro Aparecido Avelino, e tendo como sede a antiga capelinha de São Benedito, situada à Rua Alberto Barreiros, nº 174, no Bairro Vila Barreiros, em Teófilo Otoni.

A nova Paróquia nasceu da necessidade de um melhor atendimento e maior zelo evangelizador desta imensa região da periferia de Teófilo Otoni, em crescimento constante, que abriga, na zona urbana, os Bairros Filadélfia, Vila Frei Júlio, Pindorama, Vila Esperança, Vila Barreiros, Vilinha, Jardim São Paulo, Vila Nova, Vila Jacaré, São Benedito e Taquara, e, na zona rural, as comunidades de Vila da Palha, Cedro Eldorado, Santa Luzia, Criciúma, Brejão do Cedro, São José da Água Fria, Córrego dos Índios e Potonzinho, num total de 19 comunidades.

Em março de 1988, a Paróquia recebeu a Comunidade das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que veio para o trabalho pastoral e para o encaminhamento social dos problemas das nossas comunidades.

A partir de então, deslanchou-se a ação evangelizadora e a Paróquia encontrou os seus rumos, a sua trajetória, a sua linha de trabalho expressa na vivacidade de suas comunidades e no crescimento humano e cristão de seus membros.

Com a saída do Pe. Amaro para a Arquidiocese de Santo Amaro (SP), a paróquia ficou acéfala por três anos, tendo a condução direta das Irmãs Filhas da Caridade e um atendimento em mutirão pelo conjunto dos Padres da cidade de Teófilo Otoni.

De 1993 a 1996, teve como pároco o Pe. Celestino Grillo, cujo dinamismo empreendedor dotou as comunidades urbanas e rurais de infra-estrutura de salão-capela e construiu o grande Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida no bairro Taquara, deixando a paróquia em outubro de 1996.

No dia 15 de novembro de 1996, assumiu o Pe. Luciano Campos Lavall, que vem conduzindo os trabalhos até o presente momento com o objetivo de fazer da Paróquia uma Rede de Pequenas Comunidades Eclesiais de Base,através de intensa formação de agentes de evangelização, priorizando o desenvolvimento humano-social das Comunidades, ao lado da sua conscientização político-cristã e do fortalecimento da dimensão litúrgica e celebrativa da vida do povo.

A Paróquia São Benedito abrange uma superfície de mais ou menos 300 km2, com uma população de aproximadamente 222.000 habitantes.

Comunidades Urbanas

• os bairros Filadélfia e Frei Júlio: Comunidade da Sagrada Família